Grammy: reação de Caetano e Bethânia contrasta com ansiedade das redes


A reação sóbria e contida de Caetano Veloso e Maria Bethânia ao vencerem a categoria de Melhor Álbum de Música Global no Grammy 2026 chamou a atenção do público -- e gerou reflexão sobre a aparente maturidade emocional dos artistas.

Mais acostumados a discursos emocionados, lágrimas e celebrações expansivas em grandes premiações, alguns internautas estranharam a postura discreta dos artistas brasileiros, enquanto outros a interpretaram como um gesto de elegância, maturidade e coerência com suas trajetórias.

Os dois saíram vencedores da maior premiação musical do mundo com o disco "Caetano e Bethânia Ao Vivo".

Em conversa com a CNN, especialistas apontam que a leitura da reação de Caetano e Bethânia passa, necessariamente, por uma questão geracional e pelo impacto da cultura digital sobre a forma como emoções são expressas publicamente.

Segundo a psicóloga especialista em oratória, psicanálise e comunicação estratégica Jackline Georgia, a postura dos artistas pode ser entendida a partir do contexto em que foram formados.

“Gerações mais antigas foram educadas em ambientes onde a contenção emocional era valorizada como sinal de elegância, autocontrole e profundidade. Demonstrar menos não significava sentir menos. Muitas vezes, a emoção era vivida de forma mais íntima, menos performática e mais silenciosa.”

Ela explica que, para pessoas com uma trajetória longa, grandes conquistas tendem a ser absorvidas como parte de um percurso maior. “Para quem construiu uma trajetória longa, conquistas costumam ser assimiladas como parte de um percurso, não como um ponto isolado. Há mais integração emocional e menos necessidade de validação externa imediata.”

Em contraste, segundo a especialista, gerações mais jovens cresceram em um ambiente de estímulos constantes, o que favorece expressões emocionais mais intensas e visíveis.

Jackline também ressalta que esse padrão tende a se intensificar com o passar do tempo. “Com o tempo, a tendência é que a reação emocional fique mais contida e reflexiva. A experiência ensina que nem toda vitória precisa ser celebrada de forma explosiva para ser significativa.”

Fonte: CNNBrasil
 radiosaovivo.net
 radiosaovivo.net